14 Dikas no Luanderground :: Dr. Pam

01. Team Luanderground :: Como é ser o Dr. Pam, Rapper, Produtor, Graphic Designer, Video Producer e Owner da MMD Studio?
Pam :: Nao é fácil, é pesado, as vezes muito complicado para mim girir o tempo. Tive que por a Música no pause durante um tempo para poder acabar a minha formação na África do Sul e agora estou d'volta com novo Álbum "Reunificado" quase pronto mas sempre a trabalhar para o crescimento da MMDS ajudando a indústria musical a crescer com grandes trabalhos de qualidade.

2. Team Luanderground :: O que dizer da transição da BDR (Beats D'Rua) a MMD Studio? Com quem mais trabalha? Quem são os associados da MMD?
Pam :: A BDR foi uma produtora fundada por mim na África do Sul e com alguns artistas, gravamos 2 discos "Sonhos e Realidades" e Nós Somos d'Mais" mas com o tempo cada um tomou o seu rumo, então decidi criar a MMDS "Music and Multimedia Design Studio" que neste momento está a trabalhar no meu Álbum "Reunificado" no "Diário" de Exkal Shine e na Concepção Gráfica e Edição de discos de alguns Músicos do mercado angolano. Exkal Shine é um dos associados a MMDS e o Escritório estará aberto oficialmente dentro em breve para que o pessoal possa ter acesso aos nosso servicos facilmente.


3. Team Luanderground :: Como começou? Qual foi o seu primeiro contacto com o Hip Hop? Em Que Ano?
Pam :: Comecei nos finais de 97 se não me engano. Fui introduzido pelo meu Hommie Exkal Shine que na altura já fazia parte do movimento Hip Hop.


4. Team Luanderground :: Seu Novo Projecto? Pam – Reunificado, O que vai trazer de novo? Quais as principais metas a atingir?
Pam :: Reunificado é um Álbum composto por 15 faixas musicais e com dvd com 5 vídeo clips de alta qualidade, fotos e etc. É um Álbum com produções e letras de alto nível. As principais metas a atingir são os ouvidos e o reconhecimento do nosso povo. Boa música é para ser ouvida por todos nas máximas possíveis seguindo o tempo do tempo. A idéia é internacionalizar a cena para que o resto do mundo conheca o HipHop feito em Angola.Tem algumas participações não muito esperadas mas que são sem sombras de dúvidas as corretas pra o tipo de álbum q estou a fazer. Reunificado é um álbum super bem musicado e tem a cabeça de vários Grandes Músicos e Produtores da nossa praça e internacionais.

5. Team Luanderground :: Para além da Participação no novo trabalho do Exkal, tem outros Projectos em Carteira?
Pam :: Tenho sim mas prefiro nao revelar agora, o tempo mostrará quanto menos esperarem. Tenho muitas cenas em carteira para 2010 e acredito que será fechado com chave de ouro.

6. Team Luanderground :: Qual o custo (aproximado) da concepçao completa de uma capa?
Pam :: Depende. Mas normalmente varia de USD700 a USD2000 dependentemente do tipo de capa e número de páginas.

7. Team Luanderground :: Qual a Sua Vertente no Rap? Se Considera Underground, MainStream?
Pam :: Gosto d fazer boa música e boa música para mim e boa música não tem lado Under ou Comercial. Faço o que o meu coração manda fazer. Uns dizem que o Pam é Under e outros dizem que o Pam é Comercial, epa apenas sou o PAM e faço música RAP.

8. Team Luanderground :: O Movimento Underground na Banda teve uma substancial "Subida" nos Últimos 2/3 anos, Produtoras Underground Engajadas em Muitos Bons Álbuns, Mixtapes e Projectos Geral; consegue Apontar as Razões e os Prinicipais Responsáveis?
Pam :: Mas uma vez digo que para mim isso não existe, se existe eu não conheço. O movimento Hip Hop cá na banda tem tido os seus momentos, altos e baixos, estamos a ser super “boicotados” pelos malaiks e a perder espaço, por isso temos de trabalhar unidos e com muita força para podermos ganhar o nosso espaco de novo e levar a música Rap ao Top. Apareceram alguns Grupos e Rappers novos que tiveram boa aceitação e estão a conquistar o seu público devagar e bem mas não vamos fazer cabeca grande por isso... Somos todos responsáveis pelo movimento Hip Hop.


9. Team Luanderground :: Acredita que ainda existam Rappers que representam só pela arte, sem nenhum interesse no possível lucro financeiro? Ou será que tudo por questão de valorização, quem sabe fazer boa musica merece ver o seu esforço "Compensado"?
Pam :: Acredito que não existe mas acredito que existem músicos que fazem música de coração, e como é bom demais... todos querem ver a recompensa de um trabalho bem feito com esforço e com alma.

10. Team Luanderground :: Hoje o Mercado do Rap Mainstream tem variadas tendências; seria capaz de incluir alguma track estilo Rap-Kuduro no seu novo álbum? Porquê?
Pam :: NÃO. Meu álbum é 100% Rap Puro e neste álbum não gostaria de ter Fusões do tipo. Gosto de ouvir e dançar mas não de fazer para o meu álbum.


11. Team Luanderground :: Quem São as Figuras a quem Respeita o Trabalho na Música Angolana em Geral e porquê?
Pam :: Respeito todos. Música é Arte e devemos respeitar quem a faz, boa ou má mas é arte e artistas devem ser respeitados por isso. Eu oiço música todo dia e oiço de tudo um pouco do nosso mercado, por isso prefiro pausar na preferência de gostar de alguns e respeitar todos.


12. Team Luanderground :: É capaz de apontar dois Rappers e dois Produtores Underground que admira na banda?
Pam :: Muito sinceramente só conheço Rappers e Produtores de Rap. Se são Underground isso já não SEI porque os que dizem que são Under também fazem “bounces” e músicas dançantes paro o Povo e querem todos vender. O verdadeiro significado de underground ainda não vi o Rappers e Produtores a fazerem cá na banda. Admiro muitos Rappers e muitos Produtores no geral.


13. Team Luanderground :: Dr. Pam é Internacionalmente?
Pam :: Sou!!! Mas respeito, admiro e aceito o Nacional.


14. Team Luanderground :: Algo Que Queira Adicionar?
Pam :: AGUARDEM PELO REUNIFICADO. CURTAM DE CORAÇÃO ABERTO PORQUE A CENA PROMETE.