13 Dikas no Luanderground :: Délcio DC

01. Como eh ser o Délcio DC, Rapper e Estudante? Como gasta geralmente as horas do seu Dia?
Délcio DC :: Rapper e estudante, na minha condição não vejo dificuldades quanto a escrita, pelo contrário dá-me mais ascensão em nível de conteúdo. Mas quanto as captações é um pouco complicado
por que a maior parte do tempo gasto na faculdade e em leituras (Matérias facultativas e geral).


02. Fale-nos das suas obras antigas?
Délcio DC :: Falar de obras como álbum, o 360 graus será a minha primeira discográfica. Tenho músicas gravadas que não farão parte deste Álbum, algumas fazem parte das minhas experiências como Rapper, outras fazem parte de MixTapes, destacando a música ``Só a terra suporta´´ que fará parte da MixTape Liberdade Poética.


03. Esta associado a algum estudio ou colectivo?
Délcio DC :: Sim. Estou associado ao Estúdio ``H2 MUSIC E REDLINE RECORDS´´. Também faço parte do grupo de RAP ``REACÇÃO 2.0.1´´


04. O que vai trazer para essa nova Obra? Com quem trabalhou, Producoes/Participacoes?
Délcio DC :: O 360 Graus é um álbum completo em termos de conteúdo e imperfeito como qualquer álbum. Neste mostro algumas divergências existentes no rap actual e o do outrora, pontos negativos que a sociedade vive e enfrenta. Procura também positivar várias ideias que muitos de nós temos.
Quanto as produções/participações: Trabalhei apenas com o Neip e o DV no lado da produção, tendo o Neip 97% da produção. O mesmo participou em termos vocais, destacando também o A.P, LORDE GAULE, T.M.


05. Se recebesse uma proposta de uma Produtora "Grande" (nao necessariamente comercial), mais projeccao e divulgação para o seu trabalho, aceitaria trabalhar sobre orientacao de outrem? Porke?
Délcio DC :: Não. Uma orientação é uma regra, logo estaria a obedecer simplesmente a ideologia da mesma, tendo a percentagem inferior, isto é, um disco com poucas ideias minhas.


06. Para si quais os ingredientes necessários para ter sucesso no Rap na Banda?
Délcio DC :: A palavra sucesso, acho eu um pouco relativa. A quem faz sucesso fazendo músicas que as pessoas querem, e a quem também faz sucesso fazendo músicas que o agrade. Mas num sentido geral acho que é necessário ter as bases do rap, Flow e Retórica.


07. Sente o peso dessa responabilidade compor uma cena nova? Tem a preocupacao de superar a si proprio ou prefere deixar que a inspiracao faca tudo por si?
Délcio DC :: sim, acho que é essencial apresentar sempre algo novo, se não for no flow, tem que ser na letra. Quanto a ideia de superar-me a mim, digo que prefiro que a inspiração faça tudo.


08. Das suas tracks, qual a preferidas?!
Délcio DC :: Não tenho preferências. Todas elas me agradam, têm ideologias diferentes.


09 Alem de Rapper e Estudante tem outras actividades?
Délcio DC :: Sim.


10. Acredita que ainda existam Rappers que cantam so pela arte, sem nenhum interesse no possível lucro financeiro? ou sera q tdo por kestao de valorizacao, quem sabe fazer boa musica merece ver o seu esforço "compensado"?
Délcio DC :: Acredito que sim. A partir do momento que um rapper com essas características decide tornar pública a sua obra (se vender), terá o lucro como consequência da qualidade da mesma.


11 O movimento Underground na banda teve uma substancial "subida" nos últimos 2/3 anos, produtoras underground engajadas em muitos bons álbuns, mixtapes e projectos geral; consegue apontar as razoes? e os principais activistas "culpados"?
Délcio DC :: nestes últimos anos, ouve uma elevação geral (No mundo ground – Em todos os Países de Língua oficial Portuguesa), então os rappers sentiram-se obrigados a crescerem, não só nas letras mas também no flow, por que os amantes estavam a ouvir mais o rap feito fora, por esse e outros motivos é que o rap na banda subiu.


12. Hoje o Mercado do Rap Mainstream tem variadas tendências; seria capaz de incluir alguma track que não seja Rap no seu novo trabalho? Porquê?
Délcio DC :: Não. No meu álbum não Incluiria uma track que não seja rap. Sou rapper, e estou definido como rapper.


13. Consegue Apontar o seu Rapper favorito em Angola?.. e Produtor? Internacionalmente?
Délcio DC :: Em Angola não tenho rapper favorito, mas sim produtor, e ele Chama-se NEIP. Internacionalmente aponto o EMINEM.